Portas Portas adiantou que «cada embaixada portuguesa tem um plano de negócio aprovado» e que estes planos têm o «objetivo de «facilitar a vida das nossas empresas, marcas e produtos».
Corpo do artigo
O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou, esta terça-feira, que os números das exportações portuguesas são o maior desmentido ao pessimismo nacional.
Focado na diplomacia económica, Paulo Portas entende que cada empresa exportadora é uma bandeira de Portugal e frisou o facto inédito de que «cada embaixada portuguesa tem um plano de negócio aprovado».
Na Exponor, em Matosinhos, Portas explicou que os 66 planos de negócios aprovados têm como objetivo de «facilitar a vida das nossas empresas, marcas e produtos, definindo missões e objetivos».
O chefe da diplomacia portuguesa quer ainda juntar a rede diplomática às redes comerciais e turísticas, o que já foi conseguido em 75 por cento das embaixadas.
«Cada embaixada e cada consulado português que tiver condições deve facilitar a promoção nas suas instalações de eventos empresariais das marcas, produtos e empresas portuguesas», adiantou.
Para Portas, «cada embaixada tem de ser um centro de negócios das empresas portuguesas», sendo que «promover e defender Portugal lá fora é defender as nossas empresas, marcas e produtos».