
Fábrica da Citroen em Mangualde
Há cinquenta anos nascia, em Mangualde, a fábrica da Citroën que, ao longo destas cinco décadas, produziu um milhão de automóveis. Em dia de festa, as dificuldades não foram esquecidas num aniversário celebrado com café.
Por todos os cafés da cidade os mangualdenses foram surpreendidos com a oferta da PSA, a fábrica da Peugeot-Citroen que hoje comemora 50 anos. As bicas foram por conta do construtor automóvel.
Afinal, ainda hoje a PSA é um «fenómeno social» que sobressaltou a cidade de Mangualde, afirmou à TSF um dos administradores da empresa.
Nos últimos 50 anos a fábrica, que começou por produzir o mítico dois cavalos, fabricou um milhão de veículos. Metade deles na última década. Um motivo de orgulho, sobretudo atendendo ao contributo para a economia do país, adiantou Elísio Oliveira.
A PSA de Mangualde tem navegado, nos últimos anos, em mar encapelado, mas, em dia de festa, a bolina é de esperança, sublinhou o administrador, garantindo «tudo fazer» para manter a empresa de boa saúde.
Em 50 anos a fábrica da PSA, que todos os meses injeta mais de um milhão de euros na economia mangualdense, cresceu, engoliu parte da EN 16 e produziu um milhão de veículos, a grande maioria destinada à exportação.