O presidente do BPI referiu, esta tarde, que os fundos de pensões da Banca já incluem o valor para fazer face ao pagamento dos subsídios de Natal e férias.
Corpo do artigo
Questionado sobre se os pensionistas da Banca devem manter os 14 meses de prestações, caso os fundos de pensões da banca sejam integrados no regime geral da Segurança Social, o presidente do BPI respondeu afirmativamente por considerar que a situação dos bancários «é diferente do resto da população».
Fernando Ulrich referiu que «o capital para pagar as pensões existe nos fundos devido às contribuições dos bancos e, desde 1995, dos próprios bancários».
«Esse dinheiro foi poupado e está acumulado, no caso do resto da população não está. Se o Estado não tem capacidade para pagar ao resto da população é um problema que o Estado tem de resolver. Porque senão passamos a aceitar que existe o direito de entrar pela casa das pessoas e tirar as coisas que lá têm», defendeu Fernando Ulrich.