O presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, e o seu vice-presidente, Luís Palha da Silva, vão abandonar os cargos, anunciou hoje a petrolífera. O jornal eletrónico Dinheiro Vivo diz que Gomes da Silva, até agora administrador executivo da empresa, será o próximo presidente.
Corpo do artigo
A informação foi enviada em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
«Manuel Ferreira de Oliveira, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da comissão executiva» e «Luís Palha da Silva, vice-presidente do Conselho de Administração e da comissão executiva (...) informaram o Conselho de Administração» de que «não pretendiam integrar as listas para qualquer órgão social» da petrolífera na próxima assembleia-geral da empresa, que é eletiva, convocada para 16 de abril.
Ferreira De Oliveira «colaborou com a sociedade ao longo de cerca de 14 anos, primeiro como presidente executivo da Petrogal, tendo, numa segunda fase, sido eleito para liderar a comissão executiva da Galp Energia há cerca de nove anos», lembra a Galp Energia.
No comunicado lê-se ainda que «o longo período de colaboração e as transformações operadas» no grupo petrolífero «sob a sua liderança são merecedores de uma pública manifestação de apreço e reconhecimento pela empresa».
Já Palha da Silva exerceu funções como administrador executivo no último mandato «de forma competente e dedicada, o que merece o agradecimento da empresa», acrescenta.