O Banco Europeu de Investimento aprovou um empréstimo de 260 milhões de euros para Portugal a maioria do dinheiro vai para aumentar a área de regadio do Alqueva.
Corpo do artigo
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, perante a Comissão Parlamentar de Orçamento e Agricultura, anunciou que o Banco Europeu de Investimento (BEI) vai avançar com um empréstimo de 260 milhões de euros para a agricultura portuguesa.
A maior fatia deste empréstimo vai servir para aumentar a área de regadio do Alqueva em mais 50 mil hectares.
Para Capoulas Santos "o objetivo é continuar a armazenar água e a utilizá-la da forma mais eficiente possível, só graças a essa eficiência é possível aumentar até 2022 a área de rega do Alqueva em mais 50 mil hectares".
TSF\audio\2017\11\noticias\14\capulas_do_santos_1_09h30
O Sistema Global de Rega de Alqueva beneficia uma área com cerca de 120 mil hectares e é constituído por um conjunto de 69 barragens, reservatórios e açudes.
O ministro revelou que "depois de mais de um ano em negociações com o BEI vai ainda este mês concretizar-se a assinatura o empréstimo de 260 milhões de euros que nos permitirá não só ampliar em 50 mil hectares o regadio do Alqueva como ainda nos deixa uma margem, uma folga financeira de outros de outro 50 milhões para, além do PDR, investirmos noutras áreas do país", concluiu.
De resto, o ministro da Agricultura, Floresta e Desenvolvimento Rural adianta que as obras a executar em 2018 "evidencia bem uma clara aposta do regadio, na armazenagem de água para um uso eficiente, num contexto de alterações climáticas", defende Capoulas Santos.