Operação "Pé na Areia" pretende verificar se comerciantes e atividades recreativas de veraneio estão a passar faturas.
Corpo do artigo
A Autoridade Tributária e a Polícia Marítima têm em curso uma ação para "verificar o cumprimento das obrigações de faturação" nas praias, segundo um comunicado do ministério das Finanças.
Esta ação decorre "nas praias algarvias e noutras zonas de jurisdição marítima" e incide "sobre as atividades relacionadas com apoios balneares, prestação de serviços conexos (atividades recreativas, desportivas, massagens, etc.), venda ambulante e atividades marítimo-turísticas".
O comunicado acrescenta que o objetivo é "promover e apoiar o cumprimento voluntário das obrigações declarativas e de pagamento".
"A presença da Inspeção Tributária e Aduaneira no terreno é indispensável para detetar, dissuadir e penalizar situações de incumprimento voluntário", refere o documento aludindo à "promoção de um efeito dissuasor e pedagógico sobre os contribuintes".
A operação decorre até ao encerramento da época balnear mas "esta é apenas uma de muitas medidas que vêm sendo desenvolvidas, estando em curso e já programadas um conjunto de outras ações".