
Empresário
Direitos Reservados
Utilizando informações de cerca de cem bancos e instituições financeiras, o Fisco está a verificar movimentos de cartões de crédito e débito feitos para contas de empresas e empresários.
Corpo do artigo
A Autoridade Tributária está a analisar as contas de 200 mil empresários em nome individual com o objetivo de cruzar dados entre o que declararam e o que têm nas suas contas bancárias.
A expectativa do Fisco é encontrar dezenas de milhões de euros não declarados, isto depois de uma centena de bancos e instituições de crédito ter entregue informações à Autoridade Tributária.
Com estas informações, o Fisco começou a poder verificar desde quarta-feira quais os movimentos de cartões de crédito e débito que foram feitos para as contas das empresas ou de empresários em nome individual.
Citado pelo Jornal de Negócios, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que uma equipa da Autoridade Tributária já está a cruzar dados entre o que foi declarado de IRC, de IRS ou na declaração de informação empresarial e o que foi recebido pelos empresários através de multibanco.
Os inspetores prometem fazer perguntas aos empresários caso hajam diferenças entre o que foi declarado e o que entrou nas contas bancárias e se não houver respostas poderão surgir processos crimes por fraude fiscal ou abuso de confiança.