A Fitch manteve o "rating" de Portugal em BBB-, mantendo-se a nota em revisão para possível corte. Também esta sexta-feira, a agência cortou o "rating" de Itália e Espanha.
Corpo do artigo
De acordo com uma nota divulgada esta sexta-feira, a agência de "rating" explica que a avaliação que irá fazer da nota portuguesa até ao final do ano terá em conta as condições do empréstimo a Portugal da parte das autoridades internacionais e o seu desempenho face ao programa acordado com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia, o Orçamento do Estado para 2012, o progresso com o programa de privatizações, os riscos para o país do sistema financeiro e de uma actualização das perspectivas económicas e orçamentais no médio prazo.
A nota reafirma a intenção da Fitch em decidir o rumo da revisão que está a realizar do "rating" de Portugal até ao final do ano, que se encontra no último nível da chamada escala de investimento, antes de ser considerada "lixo" ("junk").
Esta indicação surge na mesma altura em que a Fitch anunciou um corte no "rating" de duas das maiores economias da Europa, a Itália e a Espanha.
O "rating" de Itália caiu em um nível, de AA- para A+, e o de Espanha cai dois níveis, de AA+ para AA-.