A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, saudou hoje a aprovação por parte dos ministros das Finanças da zona euro do plano de resgate aos bancos espanhóis, que atingirá um montante até 100 mil milhões de euros.
Corpo do artigo
«Nós saudamos a decisão hoje tomada pelo Eurogrupo de conceder à Espanha uma assistência através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) destinada à recapitalização do seu setor bancário», revelou Lagarde, através de um comunicado de imprensa.
Os ministros das Finanças da zona euro aprovaram hoje em teleconferência o programa de ajuda financeira à banca de Espanha, anunciou o comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.
«O objetivo deste programa é muito claro: garantir que os bancos de Espanha permaneçam [economicamente] saudáveis, efetivamente regulados e rigorosamente supervisionados, capazes de alimentar o crescimento económico sustentável», declarou o comissário numa declaração no final da teleconferência que aprovou o memorando de entendimento para o resgate da banca de Madrid.
Na declaração conjunta do Eurogrupo, é referido que os ministros das Finanças da moeda única aprovaram de forma unânime o programa de ajustamento que visa a «recapitalização das instituições financeiras» tida como essencial para «salvaguardar a estabilidade financeira na zona euro como um todo».
O resgate à banca atingirá um montante até 100 mil milhões de euros, como já havia sido anunciado anteriormente.