O Fundo Monetário Internacional reviu em alta as previsões de crescimento da economia global e da Zona Euro em 2014. PIB mundial deve aumentar 3,7%. Zona Euro cresce 1%
Corpo do artigo
O FMI acredita que a Zona Euro vai continuar e até reforçar a recuperação económica.
O crescimento no espaço da moeda única deverá ser de 1% neste ano e 1,4 no próximo, uma décima de ponto percentual acima das últimas previsões.
Na atualização do World Economic Outlook, o fundo avisa, no entanto, que esse aumento não vai ser homogéneo: nos países sob maior pressão financeira o PIB vai avançar menos. Em Espanha, Itália e França, por exemplo, o crescimento em 2014 vai situar-se entre 0,6 e 0,9%. Na Alemanha o produto vai crescer 1,6%.
Fora da Zona Euro, a economia do Reino Unido vai aquecer 2,4% e a norte-americana vai crescer 2,8%.
O PIB mundial deverá aumentar 3,7% e 3,9% em 2015, também acima das últimas previsões.
Neste documento, que não contém referências à economia portuguesa, o Fundo Monetário Internacional explica que este desempenho global melhor do que o previsto fica a dever-se sobretudo à recuperação das economias dos estados unidos e da Zona Euro.
O FMI justifica estas revisões em alta com o aumento da procura nas economias mais desenvolvidas, que também vai influenciar, através das exportações, as dos países emergentes, onde a média de crescimento vai ser superior a 5%.
O PIB da China vai aumentar 7,5%.
Nesta atualização das previsões de evolução da economia global o FMI analisa apenas as maiores economias e blocos económicos mundiais, não fazendo qualquer referência a Portugal.