O estudo “Exportações facilitadas pelo Lidl Portugal” revela anualmente novos impactos económicos. Para a marca retalhista “ajuda a fomentar riqueza e emprego para o país e a promover a qualidade dos produtos portugueses com um compromisso contínuo de desenvolvimento sustentável e a criação de oportunidade”.
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As vendas para o exterior das empresas nacionais que fornecem a cadeia de supermercados representaram 2% das exportações de produtos alimentares portugueses e aumentaram 18% comparativamente a 2022, segundo estudo da consultora Forvis Mazars.
Se aos impactos diretos forem acrescidos valores indiretos e induzidos e os 1588 postos de trabalho criados diretamente, os consultores chegam ao total de 289 milhões de impacto na economia portuguesa. As categorias de Frutas e Legumes (57,5M€), Vinho e Licores (24,3M€), Peixe e Conservas de Peixe (13,1M€), Alimentos Básicos como massas e arroz (12,2M€) e Legumes e Leguminosas enlatados (11,4M€), foram as que mais contribuíram em termos de valor exportado. Registaram-se também crescimentos de outras categorias que mais que duplicaram o volume quando comparado com as exportações de 2022, como a de Café/ Chá / Cacau / Instantâneo que foi que mais se destacou e a de Lacticínios frescos e secos.
As vendas tiveram como destino 29 países dos 32 onde a cadeia retalhista está presente, destacando-se pelo número de transações o mercado alemão, espanhol e francês. Por outro lado, foram alcançados novos mercados no leste e norte da Europa, como Suécia e Letónia. O estudo da Forvis Mazars foi revelado à imprensa esta quarta-feira, 26 de junho, durante um encontro com jornalistas.
Impactos transversais na economia portuguesa
O administrador de compras do Lidl em Portugal sublinhou a importância de abrir as portas da rede de lojas em toda a Europa a fornecedores que “de outra forma teriam mais dificuldades na internacionalização”. Bruno Pereira considerou que “as exportações do Lidl Portugal têm tido, ao longo dos anos, um impacto significativo na economia do país, contribuindo não apenas para a promoção da qualidade dos produtos portugueses além-fronteiras, mas também para a criação de emprego e para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PMEs)”. A participação destas empresas atingiu os 82% do volume de negócio das exportações.
Os consultores e auditores indicam que por cada euro das vendas facilitadas pelo Lidl foram gerados cerca de 1,85€ na economia portuguesa. Pedro Silva, Head of Consulting da Forvis Mazars, explicou o conceito da ‘facilitação’: “O Lidl Portugal apoia os fornecedores a garantir o escoamento dos produtos nos canais logísticos, até chegarem às lojas Lidl. Esta ligação direta permite garantir que incorporam as temáticas regulatórias dos países e a qualidade necessária para garantir que são competitivos com a concorrência internacional quando colocados nas prateleiras de supermercado”.
O representante da consultora acrescentou ainda que os resultados revelam a importância da parceria na dinamização da economia porque permite não apenas a geração de riqueza, mas também a criação de oportunidades de emprego.
