Para além desta reunião por videoconferência do G20, também Nicolas Sarkozy e David Cameron conversaram ao telefone durante 30 minutos sobre a «situação financeira» actual.
Corpo do artigo
O G20 vai realizar ainda este sábado uma videoconferência para discutir a crise na Europa e nos EUA, o que vem na sequência do corte de rating feito pela Standard&Poor's aos Estados Unidos.
Esta situação levou também a uma reunião de emergência entre o presidente francês Nicolas Sarkozy e o primeiro-ministro David Cameron, indicou fonte do Palácio do Eliseu citada pela AFP.
Esta fonte acrescentou que os dois dirigentes europeus falaram ao telefone durante meia-hora, mas disse apenas que Sarkozy e Cameron falaram sobre a «situação financeira», sem dar mais detalhes.
Ainda segundo um porta-voz do Ministério britânico das Finanças, o titular da pasta das Finanças do Reino Unido, George Osbourne, falou ao telefone com a directora-geral do FMI, Christine Lagarde.
De acordo com estas fontes, os «dois falaram sobre a situação económica internacional e evocaram a importância de os países tomarem decisões para criarem confiança».
Os líderes do G7 reúnem-se também às primeiras horas de domingo para debaterem estes assuntos, tendo o BCE também marcado uma reunião de emergência também para domingo.