A dois anos do fim da legislatura os Verdes querem respostas do Governo para um dos pontos do acordo assinado entre o Partido ecologista e o PS.
Corpo do artigo
Numa semana de pontos de desencontro entre o Governo e os parceiros da coligação surgiu esta quarta-feira mais um nó na engrenagem da "geringonça".
O Partido Ecologista os Verdes (PEV) anunciou que vai avançar na próxima semana com o agendamento de um projeto de resolução para recomendar ao governo que avance com a renegociação com Espanha da Convenção de Albufeira que regula os rios internacionais.
O PEV, pela voz da deputada Heloísa Apolónia acusam o Ministério do Ambiente de ter falta de iniciativa na renegociação com Madrid e por isso quer perceber a sensibilidade das bancadas partidárias, incluindo a socialista, para este problema que os Verdes voltaram a lembrar ao ministro do Ambiente durante uma audição parlamentar dedicada a debater a seca.
Heloísa Apolónia lembra que "na posição conjunta que os verdes assinaram com o PS há uma questão que está estabelecida que tem a ver com os nossos rios internacionais e a escassez de água nos nossos rios internacionais e tudo o que isso significa ao nível da nossa necessidade de água e da preservação dos nossos ecossistemas".
Neste sentido a deputada questiona o ministro do Ambiente: "Nós acordámos a necessidade de o governo criar diligências no sentido da revisão da convecção de Albufeira. O que eu quero perguntar é o que é que o Governo tem feito para que essa revisão se dê?"
Uma pergunta que ficou sem resposta na comissão parlamentar de ambiente e à saída desta reunião, confrontado pelos jornalistas o ministro revelou que não se sente pressionado pelos Verdes.
João Pedro Matos Fernandes apela a que se olhe para a realidade, porque "há uma coisa que ninguém poderia imaginar quando o acordo (com o PEV) foi assinado que é a quantidade de água que tem caído e com esta muito pouca chuva não há condições para se ter sucesso na renegociação do volume de caudais".
Para o ministro, durante os dois anos que faltam para terminar a legislatura "Portugal deve completar a sua parte da Convenção de Albufeira" que é fixar o caudal que Portuga tem que entregar a Espanha no rio Guadiana.
João Pedro Matos Fernandes lembra que a Convenção faz 20 anos em 2018.