O acordo assinado entre a Google e o presidente francês permite à imprensa gaulesa ter acesso a ferramentas do Google em condições vantajosas.
Corpo do artigo
A Google vai pagar 60 milhões de euros aos meios de comunicação social franceses isto na sequência da exigência dos media franceses, que exigiam uma compensação pelo uso dos conteúdos das seus sites online.
O acordo, assinado esta quinta-feira entre o presidente da Google e o presidente francês, permite à imprensa francesa ter acesso a ferramentas do Google em condições vantajosas, como aceder a plataformas publicitárias a um custo reduzido.
Os 60 milhões de euros pagos pela Google vão integrar um fundo que será usado pela imprensa generalista de França, incluindo os meios que operam exclusivamente na Internet.
O presidente executivo da Google classifica este acordo como histórico, tendo Eric Schmidt adiantado que este fundo vai ajudar a aprofundar as parcerias com os editores franceses e assim aumentar as receitas online, usando a tecnologia da publicidade.
O gigante da Internet compromete-se ainda a acompanhar todas as mudanças, disponibilizando engenheiros próprios.
Por seu lado, o presidente francês, François Hollande, entende que este acordo é um orgulho para a França, dado que é o primeiro deste género em todo o mundo.