
Transportes
dr
Os preços dos transportes públicos vão aumentar em média 5% e o novo passe único que o Governo vai criar para Lisboa, o "Navegante", terá um custo de 35 euros.
Corpo do artigo
A partir de 1 de Fevereiro, «o aumento geral é de cinco por cento para os transportes públicos e de quatro por cento para os privados», disse o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.
Em Lisboa desaparece o passe combinado metro e autocarro e nasce o "Navegante", que na prática permite andar nestes dois meios de transporte mas também de comboio dentro da capital. A assinatura deste passe vai custar 35 euros.
Ainda em Lisboa, é o passe exclusivo para o metro que sofre o maior aumento. Actualmente custa 23, 90 euros mas a partir de 1 de Fevereiro passa a custar 29 euros.
Menos gravoso é o aumento relativo à Carris. A assinatura mensal sobe 1,5 euros e fica também nos 29 euros.
E se na capital os preços sobem, no Porto nem por isso. Os passes da STCP ficam nos 29 euros actuais e o "Andante" do metro até desce, passando a custar menos 50 cêntimos.
Há também novidades relativas aos descontos. Os passes 4_18, sub 23 e Sénior ficam menos aliciantes. De 50 por cento, a redução no valor final do passe desce para os 25 por cento.
Já no Passe Social Mais, o Governo anuncia um alargamento. Vão ser mais as famílias quem têm direito a beneficiar destes passes mais baratos.
Actualmente, tinham acesso a este título as famílias com rendimentos até 1090 euros mensais, a partir de 1 de Fevereiro uma família pode requerer este passe se os rendimentos não ultrapassarem os 1258 euros por mês.
Segundo o secretário de Estado, este preços nos transportes públicos «vão manter-se até ao final do ano», pelo que a «expectativa» do Governo é a de que «não haja mais aumentos este ano».
Contudo, Sérgio Monteiro afirmou que, a partir de 1 de Janeiro de 2013, serão feitos «ajustamentos» que, no Porto, «será de acordo com a inflação» e, em Lisboa, o preço «será igual ao do Porto».
O objectivo do Governo é ter os mesmos preços nas duas cidades.