O Governo assina esta sexta-feira mais três contratos de prospeção de vários minérios com duas multinacionais canadianas. Há dois dias foram assinados dois contratos no valor de cerca 97 millhões de euros.
Corpo do artigo
A Klondike Corp vai procurar, durante os próximos três anos, ouro, prata, cobre, zinco, chumbo e tungsténio nos municipios de Penafiel, Valongo e Paredes.
A mesma empresa do Canadá vai fazer prospeção durante dois anos numa área que abrange os concelhos de Póvoa de Varzim, Esposende, Barcelos e Porto.
O terceiro contrato será assinado com a Medgold Resource para a pesquisa de minérios em vários concelhos dos distritos de Leiria e santarém. Esta licença visa a prospeção de ouro e é válida durante três anos.
Na quarta-feira, a empresa canadiana Colt Resources e o Governo assinaram contratos de concessão experimental das minas de tungsténio em Tabuaço e de ouro em Penedono, investimentos de cerca de 97 milhões de euros.
Estes dois projetos da Colt Resources, empresa que se dedica à prospeção, exploração e desenvolvimento de projetos mineiros, vão permitir criar mais de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos.