O orçamento retificativo hoje aprovado pelo Governo prevê que possam ocorrer promoções em 2012 nas Forças Armadas, na GNR, na PSP e guarda prisional, sem que haja aumento da despesa e mediante aprovação do Ministério das Finanças.
Corpo do artigo
«Durante o ano de 2012 podem ocorrer promoções de militares das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana, de pessoal com funções policiais da Polícia de Segurança Pública, de pessoal da Polícia Marítima e de outro pessoal militarizado e de pessoal do corpo da guarda prisional, mediante despacho dos membros do Governo responsável pela área das finanças e da tutela, justificada que esteja a sua necessidade», refere o artigo 20 do documento.
O Orçamento retificativo define ainda que não pode haver «aumento da despesa com pessoal nas entidades em que se verifiquem as promoções».
Segundo o documento, «os efeitos remuneratórios das promoções» apenas se verificam «no dia seguinte ao da publicação do diploma de promoção», mas «o tempo de serviço prestado em 2012 releva para efeitos de promoção».