O ministro da Economia revelou, em Madrid, que o Governo só vai tomar uma decisão sobre o comboio de alta velocidade em Setembro.
Corpo do artigo
Portugal e Espanha vão criar, nos próximos dias, um grupo de trabalho que impulsione a vontade conjunta de criar um eixo ferroviário de mercadorias, em bitola europeia, entre Sines e a fronteira franco-espanhola, por Madrid.
O anúncio foi feito em Madrid pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, e pelo ministro do Fomento espanhol, José Blanco, que hoje analisaram vários temas relacionados com as infraestruturas transfronteiriças e dos dois países.
Santos Pereira explicou que a ligação ferroviária de mercadorias é uma «prioridade» dos dois Governos, referindo que no que toca à rede de alta velocidade ferroviária, o Executivo português tomará uma decisão sobre o TGV «no mês de Setembro».
«Em relação ao comboio de alta velocidade, comuniquei ao senhor ministro que a intenção é chegar internamente a uma decisão em Setembro, articulando essa decisão com as autoridades espanholas», afirmou.
Os dois governantes falavam aos jornalistas depois de uma reunião de cerca de 90 minutos que mantiveram na sede do Ministério do Fomento em Madrid.
Santos Pereira prestou apenas uma declaração, sem direitos a perguntas, tendo José Blanco permanecido depois da sala de imprensa para responder aos jornalistas.