Governo diz que interesse da Rio Tinto faz parte da reestruturação do sector mineiro
O Governo confirmou hoje o interesse da Rio Tinto em investir mil milhões nas minas de Moncorvo, em Trás-os-Montes, acrescentando que o projeto faz parte de uma reestruturação do sector em Portugal.
Corpo do artigo
O secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, afirmou que o investimento da Rio Tinto em Moncorvo é um dos projectos em andamento, inserido numa estratégia do Governo de potenciar os recursos de Portugal.
«Temos vindo a potenciar as nossas estruturas, nomeadamente a direção-geral de Energia e Geologia e a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) para potenciar os nossos recursos», disse Henrique Gomes, adiantando que o projeto da Rio Tinto «é um deles» e que «haverá outros interessados», não só na zona de Trás-os-Montes «como noutras».
O secretário de Estado da Energia, que falava aos jornalistas à margem da assinatura dos contratos entre o Estado, a Repsol e a RWE para a concessão de prospeção de gás natural na costa algarvia, disse que o Governo está a fazer «uma profunda reestruturação», no sentido de identificar os recursos potenciais mineiros e geológicos, acrescentando que «o país é rico em minérios e em alguns materiais estratégicos e raros».