Governo do Qatar aumenta oficiais das forças armadas em 120% e funcionários públicos em 60%
O governo do Qatar, um país rico em gás natural e petróleo, anunciou um aumento de 60 por cento para os funcionários públicos e de 120 por cento para os oficiais das forças armadas, noticia a AFP.
Corpo do artigo
De acordo com um decreto do príncipe herdeiro do Qatar, xeque Tamim Bem Hamad Al-Thani, os trabalhadores do Estado irão beneficiar de um aumento de 60 por cento no valor do seu salário, da sua reforma e nos benefícios sociais.
O mesmo decreto prevê ainda um aumento em 120 por cento dos salários base, dos benefícios sociais e das pensões dos oficiais das forças armadas. Já os restantes militares serão aumentados em 50 por cento.
O Qatar, que tinha anunciado um excedente orçamental de 22,5 mil milhões de riais (4,41 mil milhões de euros) para o ano fiscal 2011/12, prevê um crescimento económico de 20 por cento em 2011, acima dos 16,3 por cento verificado em 2010, graças à expansão das suas capacidades de produção de gás natural e aos gastos públicos.
Estes aumentos custarão ao orçamento de Estado 10 mil milhões de riais por ano, para além dos 10 mil milhões de riais que serão pagos de uma vez ao fundo de reforma.
Pequeno país produtor de petróleo e membro da Organização de Países Produtores de Petróleo, o Qatar produz 800 mil barris de petróleo por dia e tem reservas de gás natural avaliadas em mais de 25 mil milhões de metros cúbicos.