Governo entrega a Bruxelas aumento de 2,4% do PIB. Conselho das Finanças Públicas fala em crescimento "não prudente"

Unsplash
No relatório anual de progresso do Plano Orçamental, o Governo admite que o crescimento económico, em 2025, vai ser melhor do que o previsto no Orçamento do Estado
Corpo do artigo
O Conselho das Finanças Públicas contestou, esta sexta-feira, a previsão do Governo de um crescimento de 2,4% da economia portuguesa este ano, face aos riscos e às projeções existentes e à incerteza macroeconómica.
O organismo liderado por Nazaré da Costa Cabral adianta que “ponderados os riscos do cenário apresentado pelo Ministério das Finanças, bem como a incerteza do panorama macroeconómico atual e as projeções existentes para a economia portuguesa, a previsão de um crescimento de 2,4% afigura-se como provável, mas não prudente”.
Por outro lado, “o cenário de crescimento apresentado é superior às projeções mais recentes apresentadas por outras instituições”, como é o caso do Fundo Monetário Internacional.
O plano orçamental estrutural de médio prazo é o substituto do programa de estabilidade e o programa nacional de reformas.