As medidas anunciadas pelo governo espanhol incluem mudanças no impostos sobre rendimentos e o congelamento dos salários dos funcionários públicos.
Corpo do artigo
O governo espanhol aprovou, esta sexta-feira, o seu orçamento de Estado, um documento que prevê o maior ajuste orçamental feito desde a introdução da democracia no país.
Neste orçamento vão ser incluídas medidas de cariz extraordinário, que introduzem alterações no imposto das sociedades para as maiores empresas através da redução de deduções.
O executivo liderado por Mariano Rajoy vai também introduzir mudanças no imposto sobre rendimentos, mas optou por não mudar o IVA, preferindo um agravamento de oito pontos sobre o repatriamento de lucros nas empresas.
Foi também anunciado o congelamento do salário dos funcionários públicos, mantendo-se, contudo, a atualização das pensões e a manutenção das prestações por desemprego.
Segundo o executivo espanhol, estas medidas permitem o ajustamento de 27 mil milhões de euros no Orçamento para 2012, com o défice a agravar-se dos previstos seis por cento para 8,5 por cento.