
Global Imagens/Álvaro Isidoro
O ministro da Presidência afirmou que os números sobre o PIB «consolidam a ideia de que o caminho traçado dá sentido aos esforços dos portugueses», mas alerta que «é preciso prudência».
Corpo do artigo
«Na sequência de vários outros sinais que têm sido positivos (...) os dados hoje do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre PIB vão na mesma linha e consolidam a ideia de que o caminho traçado e o programa de ajustamento de Portugal dá sentido aos esforços dos portugueses e das empresas portuguesas», afirmou o governante na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros, em Lisboa.
Marques Guedes disse ainda que este é «um resultado que compara bem com a recuperação a nível europeu» e que coloca Portugal «a par, ou pelo menos com uma evolução muito próxima, de países como Espanha, Itália e a Holanda».
No entanto, o governante alertou que, apesar de Portugal ter conseguido «aparentemente o resultado mais elevado da União Europeia, é preciso olhar para isto com prudência».
«Há sinais que demonstram que faz sentido o caminho que tem vindo a ser percorrido, mas é preciso continuar a trabalhar afincadamente para que estes resultados se consolidem e para que o ano de 2014 possa ser de estabilização da economia para, a partir daí, criarmos uma senda de crescimento da economia portuguesa», advertiu.