A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, garantiu hoje que tem seguido com atenção os problemas dos produtores de leite e que o Governo está em contacto com o setor para tentar encontrar mercados e produtos alternativos.
Corpo do artigo
"Nós temos estado em contacto estreito com o setor. O fim das quotas leiteiras foi algo que este Governo pugnou até ao final para que não acontecesse, sabemos que a decisão foi tomada anos antes pelo governo socialista", declarou Assunção Cristas.
"Aquilo que procuramos fazer neste momento é encontrar alternativas para os produtores, desde logo acrescentando mais valor ao leite através da transformação nos lacticínios, nomeadamente no queijo; abrindo mercados de exportação; ajudá-los nas missões empresariais e continuar a trabalhar junto de Bruxelas", acrescentou.
As quotas leiteiras na União Europeia acabaram há três meses. Esta terça-feira, a TSF conversou com três associações de produtores que dizem que o setor está a atravessar uma grave crise e que várias explorações poderão ter de fechar.
Apesar das dificuldades dos produtores, a ministra da Agricultura diz que a lei que acabou com as quotas leiteiras é para ser cumprida e admite que vai ser difícil reverter a situação.