
Vítor Gaspar
O Executivo vai propor uma «contribuição solidária» de montante equivalente aos dos subsídios de férias e de Natal para aplicar às subvenções recebidas por antigos titulares de cargos políticos.
Corpo do artigo
No Parlamento, Vítor Gaspar adiantou que o Governo vai «aproveitar esta oportunidade para colocar um limite à acumulação de pensões e outras prestações equivalentes».
À entrada para uma reunião com os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP sobre o Orçamento do Estado para 2012, o ministro das Finanças foi questionado pelos jornalistas sobre o que pretende fazer o Governo em relação às subvenções recebidas por antigos titulares de cargos políticos.
«Essa é uma falsa questão, no sentido em que as subvenções dos políticos são pagas em apenas 12 prestações anuais e, portanto, a questão dos 14 meses não se aplica», começou por responder Vítor Gaspar.
No entanto, sublinhou, «o Governo está determinado em encontrar uma solução para essa questão e vai propor uma contribuição solidária de um montante equivalente ao que está previsto para as restantes prestações, ou seja, equivalente ao que está em causa na suspensão dos subsídios [de férias e de Natal aplicada aos vencimentos dos trabalhadores do sector público e às pensões]», acrescentou.
A este propósito, o ministro disse depois que o Governo pretende «colocar um limite à acumulação de pensões e outras prestações equivalentes», entrando em seguida na reunião e escusando-se a responder a mais perguntas.