
Autoestrada da Nazaré
Global Imagens/Rui Oliveira
As associações de utentes das antigas SCUTs do norte dizem que a proposta do Governo nada resolve.
Corpo do artigo
O Governo quer que as portagens nas autoestradas sejam mais baratas nos dias com menos carros e fora das horas de ponta.
Em declarações ao jornal digital Dinheiro Vivo, o secretário de Estado dos Transportes adianta que o Executivo vai aprovar legislação que permite às concessionárias cobrar menos portagens, quando o tráfego é mais reduzido, e que também diferencie os preços entre o litoral e o interior do país.
Sérgio Monteiro defende que baixar os preços não implica uma redução da receita já que a medida pode contribuir para aumentar o número de utilizadores.
Atualmente todas as concessionárias cobram os valores máximos. Sobre esta questão, o secretário dos Transportes admite que a decisão de baixar ou não os preços será sempre das empresas que exploram as auto estradas.
A solução não parece entusiasmar os utentes das antigas SCUTs do norte do país.
Ouvido pela TSF, o porta voz dos utentes, José Rui Ferreira considera que o Governo está apenas a tentar dar alívio à quebra de procura das autoestradas, com prejuízo para as concessionarias.
Para a estrutura que reúne várias comissões de utentes de antigas SCUT do norte do país, a decisão mais acertada e que o governo devia tomar é a suspensão imediata da cobrança pela circulação nas antigas autoestradas.