Portugal tem mesmo de apresentar um plano orçamental na próxima semana. O Presidente do Eurogrupo diz que o prazo é igual para todos, embora o documento possa depois ser alterado.
Corpo do artigo
Não há exceções. Portugal tem de apresentar até 15 de Outubro o projeto de Orçamento do Estado para 2016. "É a data padrão. Creio que será aplicada a todos os países", sublinhou o presidente do Eurogrupo.
Jeroen Dijsselbloem recordou que, no passado, Bruxelas teve em conta os países que estavam a formar um novo governo e que "algumas vezes" esses países complementaram as propostas de orçamento quando houve um novo executivo. "Creio que vamos fazer da mesma forma para Portugal", esclareceu.
Lembrando que o voto parlamentar é desnecessário para a decisão de Bruxelas sobre o projeto de orçamento, Dijsselbloem adiantou que "a ideia é que a comissão dê a sua opinião antes dos procedimentos nacionais estarem completos".
Quaisquer alterações que seja necessário fazer, serão autorizadas por Bruxelas, garantiu o presidente do Eurogrupo: "Possivelmente, o novo governo quererá acrescentar a proposta mais tarde. Já fizemos isto antes", afirmou Dijsselbloem.