A informação foi adiantada à TSF pelo secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas
Corpo do artigo
O Ministério das Finanças reúne-se esta sexta-feira com o sindicato que representa os funcionários consulares de Portugal no Brasil, para tentar travar a greve de março, adiantou à TSF o secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas. O sindicato também já se mostrou disponível para esta primeira reunião com o Governo.
“A falar nos entendemos. Se não falarmos é que não conseguimos chegar a nenhuma conclusão”, saudou a secretária-geral do sindicato, Rosa Ribeiro, sublinhando que este é "um passo dado de forma positiva".
Questionada sobre as expectativas para a reunião, Rosa Ribeiro disse que, "dependendo da recetividade do Ministério das Finanças, os trabalhadores mantêm a disponibilidade para recuar na greve" entre os dias 3 e 27 de março.
Ao longo destas quatro semanas, a embaixada e os consulados vão funcionar apenas às sextas-feiras. Os trabalhadores exigem receber o salário em euros e não em reais, argumentando que são os únicos funcionários públicos portugueses a serem pagos na moeda do país onde trabalham.
"Há muitos, muitos, muitos sinais de preocupação. (...) É uma grande preocupação em relação ao transtorno que isto vai implicar por uma razão muito simples: vamos estar logo na semana do Carnaval”, apontou ainda Rosa Ribeiro.
