O Governo vai publicar ainda hoje uma errata ao Documento de Estratégia Orçamental que foi apresentado no mês de abril. O anúncio foi feito pela ministra das Finanças.
Corpo do artigo
No parlamento, Maria Luís Albuquerque admitiu alguins erros de detalhe no DEO.
A governante acrescentou que a pedido da UTAO, a errata vai esclarecer a relação entre as medidas que comunicou a meio de Abril, quando falou em 1400 milhões de cortes na despesa para 2015 e as constantes no DEO, que contabilizam apenas cerca de 800 milhões de cortes na despesa.
A ministra esclareceu ainda quais as áreas em que o DEO tem números errados.
«Faz uma correção ao saldo da balança corrente e de capital, que tem uma alteração nos números, na trajetória do saldo orçamental onde havia uma inconsistência entre dois quadros e acrescenta uma tabela destinada não verdadeiramente a uma errata mas apenas a uma melhor compreensão por parte dos srs. deputados do conjunto das medidas para 2015», explicou.
A ministra foi ainda questionada sobre os dados do INE que apontam para a queda das exportações no primeiro trimestre, revelando que se trata apenas uma questão conjuntural que será ultrapassada.
Em resposta ao deputado do PS João Galamba, Maria Luis Albuquereque justificou o desiquilibrio da balança comercial com a queda da produção na Refinaria de Sines e na Autoeuropa, mas também com o período da Páscoa.