O Governo vai anunciar brevemente um reforço da Linha PME Crescimento e a criação de uma linha que vai mobilizar verbas do Banco Europeu de Investimento (BEI) para apoiar as empresas, anunciou o ministro da economia.
Corpo do artigo
Álvaro Santos Pereira, que falava à margem da iniciativa "Portugal a Crescer", a decorrer em Lisboa, disse que a Linha PME Crescimento tem um grau de execução que «já ultrapassa os 85 por cento», com o crédito concedido a exceder 1300 milhões de euros.
O ministro disse que o reforço desta linha «está por dias», mas escusou-se a avançar valores, salientando que a PME Crescimento «está a ter um sucesso e um grau de adesão sem precedentes, quatro vezes superior ao normal».
A Linha PME Crescimento foi lançada em janeiro e tem atualmente uma dotação de 1500 milhões de euros.
Álvaro Santos Pereira afirmou ainda que o Ministério da Economia está a trabalhar para que a segunda tranche da linha do BEI seja direcionada para as empresas em vez de ter como destino o investimento público.
«Será a Linha Investe QREN, que irá ajudar as empresas a investirem mais e irá alavancar mais de mil milhões de euros do QREN», explicou.