Reformados e outros grupos mais desfavorecidos vão ser apoiados pelo Governo na aquisição de descodificadores porque o sinal analógico de televisão será desligado no próximo ano.
Corpo do artigo
Com o fim da fim da televisão analógica jé em 2012, o Governo lança esta quinta-feira uma campanha de esclarecimento para eventuais dúvidas.
A partir do próximo ano só será possível ver televisão através do sinal digital terrestre. Assim, e numa latura de aperto orçamental, as famílias vão ser obrigadas a comprar uma televisão nova ou em alternativa um descodificador, que custa entre 35 e 200 euros.
O secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, justificou na TSF que o apagão analógico é ao nível europeu, logo Portugal não podia ficar de fora.
Paulo Campos explicou, no entanto, que vão ser disponibilizados subsídios para os grupos carenciados, nomeadamente para reformados e pensionistas.
Para este grupo de portugueses, o descodificador para a televisão digital terrestre (TDT) ficará por metade do preço.
Nesta altura haverá ainda em Portugal um milhão e meio de famílias com a tradicional antena analógica no telhado de casa.
Um estudo da Universidade Lusófona mostra que três em cada quatro portugueses não sabem o que fazer para receber televisão digital terrestre.