A Comissão Europeia vai enviar, nos próximos dias, uma equipa de especialistas a Atenas para concluir um acordo sobre o eventual pagamento de uma nova tranche de empréstimos até final de Setembro.
Corpo do artigo
«Peritos da Comissão Europeia voltam a Atenas nos próximos dias para prestar ajuda técnica às autoridades gregas», disse o comissário dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.
Este regresso vai preparar o terreno para que todos os representantes da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) possam concluir os trabalhos no final de Setembro, anunciou Olli Rehn.
A 'troika' tinha deixado inesperadamente o país no início do mês, devido à falta de progresso do Governo grego no cumprimento dos seus compromissos para a redução do défice.
Já hoje, o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, anunciou medidas suplementares de austeridade para 2011 avaliadas em "dois mil milhões de euros", para contrariar a contínua derrapagem das contas públicas, nomeadamente a criação de um imposto especial sobre a propriedade imobiliária, facto que acabou por determinar o regresso da missão à Grécia.
Olli Rehn congratulou-se com os compromissos expressos pelo Governo grego para concluir totalmente as metas fiscais deste ano e tomar medidas de consolidação orçamental necessárias para cumprir esses objectivos.
«As decisões de hoje, incluindo o imposto sobre imóveis, vão permitir fazer um longo caminho para cumprir estes objectivos», disse.
Atenas tem «necessidade de cumprir estes objectivos e por em prática as reformas estruturais previstas para assegurar o financiamento destes parceiros», acrescentou.