Os trabalhadores da Soflusa, empresa responsável pelas ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, vão efetuar uma greve parcial de três dias, que começa na próxima segunda-feira, e que vai afetar as carreias nas horas de ponta da manhã e tarde.
Corpo do artigo
«A greve vai ser de duas horas por turno dos dias 3, 4 e 5 de dezembro e vai afetar as ligações fluviais entre as duas margens, essencialmente nas horas de ponta da manhã e da tarde», disse à Lusa António Almeida, do Sindicato dos Fluviais.
António Almeida explicou que a administração do grupo Transtejo, a que pertence a Soflusa, e os sindicatos não chegaram a um entendimento sobre a revisão do Acordo de Empresa, em especial a integração de alguns subsídios no vencimento.
«Tínhamos a ambição de integrar alguns prémios e subsídios nos vencimentos e voltamos a negociar com a empresa esta intenção, com a premissa de não aumentar a massa global salarial. Apresentámos uma proposta, mas a contraproposta da empresa foi a retirada de direitos e condições dos trabalhadores», explicou.
O sindicalista explicou que a administração pretendia a retirada do dia de folga trimestral a que os trabalhadores têm direito.
«Já o tinham tentado de forma unilateral e o tribunal deu-nos razão. Os trabalhadores estão cansados desta situação, pois esta é a única administração que nunca conseguiu paz social na empresa», referiu.