Greve/TAP: Ao terceiro dia, mantém-se a tendência de realização da maioria dos voos programados

Aeroporto Sá Carneiro
Igor Martins/Global Imagens
A adesão à greve dos pilotos da TAP e da Portugália (PGA) está a ser mais elevada na Portugália, o que afeta o aeroporto de Sá Carneiro, no Porto.
Corpo do artigo
Às primeiras horas do terceiro dia de greve dos pilotos estão a ser realizados cerca de 70 por cento dos voos programados, dados que incluem os voos dos serviços mínimos.
Ouvido pela TSF, o porta-voz da transportadora aérea TAP André Serpa Soares não quis avançar números exatos mas adianta que se "está a verificar a tendência dos dois primeiros dias de greve, estando a ser cancelados cerca de 30 por cento dos voos".
A adesão à greve de dez dias dos pilotos da TAP e da Portugália (PGA) está a ser mais elevada na Portugália, o que afeta o aeroporto de Sá Carneiro, no Porto.
A adesão dos pilotos ao protesto foi sempre superior na PGA - nas assembleias gerais, 90% dos pilotos da TAP aprovaram a proposta de uma greve de dez dias, enquanto na PGA foi aprovada por unanimidade.
A TAP informou ainda que os serviços da companhia estão a fazer tudo para encontrar soluções para todos os passageiros com voos cancelados e adiados, nomeadamente "o encaminhamento para outras companhias aéreas, outros voos da própria TAP ou dando proteção em terra".
O Sindicato dos Pilotos, que fala de uma adesão à greve de 80% no segundo dia , acusa o Governo de querer destruir o sindicato ao não querer sentar-se à mesa de negociações.
Ouvido pela TSF, o sindicalista Hélder Santinhos, adianta que, face à «posição irredutível» do Executivo, o sindicato começa a acreditar que os 10 dias de greve vão mesmo realizar-se.
O SPAC marcou uma greve, entre 01 e 10 de maio, por considerar que o Governo não está a cumprir um acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação no capital da empresa no âmbito da privatização.
Nos dez dias de greve estarão em causa cerca de 3.000 voos e 300 mil passageiros.