Deputados reuniram quatro vezes desde a criação do grupo de trabalho, mas desde abril de 2016 que os trabalhos estão parados.
Corpo do artigo
O grupo de trabalho foi criado em janeiro do ano passado depois do Bloco de Esquerda e do PCP terem apresentado projetos de lei sobre as comissões bancárias.
O objetivo é garantir que os bancos disponibilizem contas-base gratuitas, sem comissões e sem limite de operações.
TSF\audio\2017\08\noticias\02\joana_carvalho_reis_comissoes_bancarias
Em fevereiro do ano passado o grupo de trabalho ouviu a DECO e um mês depois o Banco de Portugal e a Associação Portuguesa de Bancos.
O Jornal de Negócios conta que os deputados reuniram quatro vezes, mas desde abril do ano passado que os trabalhos estão parados.
Atualmente, o grupo de trabalho não tem nenhum representante do PS, dado que os dois deputados socialistas que faziam parte foram integrados no Governo.
Na semana passada, o assunto das comissões bancárias voltou ao Parlamento, com o Bloco de Esquerda a apresentar um novo projeto de lei depois de a Caixa Geral de Depósitos ter anunciado um aumento das comissões bancárias.
O Bloco propõe que o acesso às contas de serviços mínimos seja automático e que passe a estar disponível para os clientes com crédito à habitação.
Ao Negócios, deputados do PCP e do PSD garantem que o grupo de trabalho está em condições de voltar ao trabalho e esperam retomar a atividade em setembro, no início da próxima sessão legislativa.