Há cada vez menos beneficiários do RSI: valor médio do apoio ronda os 156 euros
O valor médio do Rendimento Social de Inserção também está a descer
Corpo do artigo
Há cada vez menos pessoas a beneficiar do Rendimento Social de Inserção (RSI). Nesta altura, o apoio chega a pouco mais de 172 mil pessoas - o número mais baixo desde 2006 -, sendo que o valor médio da prestação ronda os 156 euros. Só no último ano foi registada uma queda de mais de seis mil beneficiários, adianta esta segunda-feira o Jornal de Notícias (JN), que conclui que se trata de um dos apoios que menos pesa nas contas da Segurança Social.
O JN conta que no último ano, entre janeiro de 2024 e 2025, registaram-se menos 6077 beneficiários e, nos primeiros seis meses deste ano, continuaram a baixar consecutivamente. A tendência mantém-se desde 2010, quando, na altura, o subsídio chegava a mais de 525 mil pessoas.
A par do número de beneficiários que já desce há mais de 15 anos, o valor daquele subsídio também é cada vez menor. Atualmente, o valor médio do subsídio é de 155,96 euros.
Segundo a execução orçamental, o RSI absorve 1% da despesa corrente da Segurança Social com as prestações sociais. De acordo com os dados da Segurança Social, o apoio está longe dos 632 euros líquidos mensais que delimita o limiar da pobreza.
O Estado só gasta menos com o subsídio de apoio ao cuidador informal, com o complemento ao apoio extraordinário para crianças e jovens e com a garantia infância.
O RSI abrange pessoas com rendimentos inferiores a 243 euros.
