
Lisboa, 15/09/2017 - Novos colaboradores das manhãs da TSF fotografados esta manhã na Escola Superior de Comunição em Lisboa. Manuela Ferreira Leite, Francisco Louçã, Carlos Carvalhas, João Cravinho, Bagão Félix, Eduardo Madeira, Ana Bola, Francisco Menezes, Jel e Mariana Cabral João Cravinho (Jorge Amaral/Global Imagens)
Jorge Amaral/Global Imagens
No habitual comentário na TSF, João Cravinho defende que é preciso abrir um debate público sobre a Educação, com mais acesso a informação sobre a realidade nas escolas.
Corpo do artigo
João Cravinho considera que é fundamental "envolver os portugueses na paixão da educação" e, para isso, é preciso "alargar o debate público para além dos rankings". Para o antigo ministro socialista, a "Educação merece um tratamento informativo profundo".
No espaço de comentário semanal na TSF, João Cravinho defende que "os rankings têm algum valor de informação, mas não são de maneira nenhuma o tipo de indicador que serve à definição profunda das políticas sobre as quais temos de agir".
João Cravinho lembra que Portugal tem melhorado os resultados na Educação e a taxa de abandono escolar é a menor de sempre.
O comentador considera que é preciso de conhecer o bom trabalho que se faz nas escolas e fazer um diagnóstico claro dos problemas. "Temos de ir muito para além dos rankings e temos de ter uma base de informação que nos permita perspetivar e acompanhar as políticas".
"Há mais vida para além dos rankings e dos resultados dos exames", afirma.
TSF\audio\2018\02\noticias\08\opiniao_joaocravinho
Todas as quintas-feiras, depois das notícias das 9h, João Cravinho comenta os principais assuntos económicos da atualidade na TSF.