As grandes superfícies ganham terreno na venda de gasolina e gasóleo. Um estudo da Associação Portuguesa de Empresas e Distribuição revela que no primeiro trimestre do ano ultrapassaram as petrolíferas.
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As gasolineiras dos hipermercados já têm a principal fatia da distribuição de combustíveis em Portugal. Durante o primeiro trimestre deste ano, estes postos aumentaram a quota de mercado, para cerca de um terço no setor, e o volume de negócio, deixando a Galp em segundo lugar, a pouca distância.
De acordo com um estudo que hoje vai ser apresentado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição(APED), a diferença de preços em relação à petrolífera chega a atingir os 19 cêntimos no caso da gasolina e 16 cêntimos no gasóleo. Apesar desta diferença de preços, nos primeiros três meses do ano, houve menos portugueses a consumir combustúiveis e mesmo a quantidade de litros vendidos caiu.
Comparativamente ao mesmo período do ano passado, Ana Trigo Morais, diretora da APED, nota um decréscimo de 10% no consumo dos automobilistas particulares, também uma redução do número de clientes significativa.
Também de acordo com um estudo da Autoridade da Concorrência(AdC) sobre o sector dos combustíveis, o primeiro trimestre deste ano ficou marcado por uma subida dos preços da gasolina e do gasóleo. As petrolíferas fizeram três vezes mais aumentos na gasolina do que descidas. Entre janeiro e março, a AdC detetou uma petrolífera que fez uma dúzia de aumentos, mas nunca baixou o preço da gasolina. O relatório, citado pelo pelo Jornal de negócios, não refere a empresa em causa.