
O fabricante de carros japonês Honda anunciou hoje que vai recolher cerca de 250.000 veículos em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos, por problemas de travagem.
Corpo do artigo
Em declarações à AFP, um porta-voz da Honda disse que serão recolhidos 249.686 veículos afetados em todo o mundo, incluindo o 183.576 situados nos Estados Unidos.
Em comunicado, a divisão da Honda dos EUA diz que cerca de 101.000 'Sport Utility Vehicle' (SUV) Honda Pilot, 60.000 Acura MDX e 21.000 Acura RL do ano 2005 e cerca de 800 Acura MDX de 2006 vendidos nos Estados Unidos terão sido afetados por esta anomalia.
A marca japonesa disse que vai recolher os veículos para reparar uma possível «falha no sistema de estabilização assistida do carro», acrescentando que a Honda «recebeu várias denúncias sobre tais falhas nos veículos», mas «nenhuma informação relativa a colisões ou lesões».
O fabricante explica que uma parte do sistema de estabilização elétrica assistida pode estar com defeito e pode ocasionalmente tornar o carro lento por uma fração de segundo, sem que o condutor tenha pressionado o pedal.
Se o condutor travar ao mesmo tempo, o carro poderia parar bruscamente conduzindo a acidentes, referiu o mesmo porta-voz.
Os modelos da Honda em causa não são vendidos em Portugal.