Os hotéis de Vigo, em Espanha, devolveram cerca de 3000 euros em portagens nas antigas Scut's aos 500 portugueses que aderiram aos programas de passagem de ano nas unidades hoteleiras galegas, revelou hoje a associação do setor.
Corpo do artigo
A campanha "Sente Vigo" realizou-se em 2012 pelo segundo ano consecutivo e tinha o objetivo de «contrariar» as quebras nas taxas de ocupação nos hotéis da maior cidade da Galiza por parte dos turistas portugueses, devido à introdução de portagens na antiga auto-estrada Scut's (sem custos para o utilizador) A28, entre o Porto e Viana do Castelo.
Promovida pela Associação de Hotelaria de Vigo (Ahosvi), e com o apoio do município, a campanha de fim de ano, em que o valor das portagens na A28 era devolvido aos clientes nacionais, levou à cidade meio milhar de portugueses, informou hoje à Lusa fonte daquela entidade.
«Isto supõe um desembolso de cerca de 3000 euros para fazer o pagamento dessas portagens», acrescentou a mesma fonte.
A iniciativa envolveu dez hotéis de Vigo e obrigou à reserva das estadas através da Internet, prevendo a devolução máxima aos clientes de 20 euros em portagens.
«Sobretudo na época da passagem de ano, o turista português é prioritário para nós e temos sentido muito a quebra desde a introdução de portagens [nas antigas Scut]», explicou a Ahosvi, que já assegurou que a campanha será repetida na próxima passagem de ano «dado o êxito alcançado».
Esta campanha começou a ser implementada depois de as associações do setor terem reconhecido quebras de 60% na afluência de turistas portugueses no período de Natal, precisamente após a introdução de portagens nas antigas Scut'a do Norte, em 2010.
Segundo dados da Ahosvi, dos 80 mil turistas estrangeiros que em 2008 pernoitaram em Vigo, metade eram portugueses, número que entretanto foi caindo para cerca de 30%.