O IEFP abriu 920 vagas para formadores a contratar já no início de 2013. O prazo disponível para apresentação de candidaturas começou hoje e termina sexta-feira.
Corpo do artigo
O horário de trabalho é de 35 horas para os docentes com vínculo ao Ministério da Educação e 30 horas para os formadores.
Os candidatos devem ter disponibilidade entre as 8:00 e as 20:00.
Ao todo, são 920 vagas destinadas não só a docentes com 22 horas de componente letiva, mas também a formadores com qualificações certificadas sem vínculo à administração pública.
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) explica que o objetivo deste concurso é reforçar a aposta no ensino dual, ao mesmo tempo que se tenta «reduzir a despesa pública através da mobilidade de professores disponíveis no quadro do Ministério da Educação, garantindo uma melhor interação ou sinergia» entre os centros de emprego e as escolas.
As mais de nove centenas de docentes e formadores vão assegurar o desenvolvimento das componentes de formação de base sociocultural e científica das diferentes modalidades de formação profissional.
Os professores que venham a ser contratados ficam em regime de requisição. Os formadores ficam com contrato de aquisição de serviços.
O prazo para entrega de candidaturas termina sexta-feira.