IMI: Sindicato diz que não há motivos para alarme sobre notificações de penhoras
O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos esclarece que os contribuintes que estão a receber notificação de penhora pela falta de pagamento do IMI estão a ser apenas alvo de uma resposta automática do sistema informático. Não há motivo para alarme.
Corpo do artigo
Os contribuintes que pagaram o IMI fora de prazo estão a ser informados pelas Finanças de que o imposto afinal não foi pago e que poderão ser alvo de uma penhora caso não regularizem a situação.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos reconhece que essas notificações estão a levar muitas pessoas a procurarem os serviços para obter um esclarecimento. Paulo Ralha explica, no entanto, que não há razoes para sobressaltos.
«É um sistema de notificações automáticas que não tem em consideração o pagamento fora de prazo, só tem em consideração o pagamento dentro dos prazos legais, por isso automaticamente é enviado um sms ou uma notificação através de correio eletrónico a dizer que como não foi pago pode ser efetuada uma penhora nesse âmbito. Mas se os contribuintes se deslocarem aos serviços a situação já está regularizada», salienta.
Ainda assim, acrescenta o dirigente do sindicato dos trabalhadores dos impostos, mais vale prevenir do que remediar e o melhor é confirmar se de facto o sistema informático das finanças atualizou a informaçao relativamente ao pagamento do IMI.