O Projeto Revive inclui 30 monumentos como o mosteiro do Lorvão, em Penacova, o Forte de São Pedro, no Estoril, ou o Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra. De fora ficou o Forte de Peniche.
Corpo do artigo
O Turismo de Portugal vai divulgar esta terça-feira a lista de 30 imóveis históricos que vão ser concessionados a privados.
Entre os interessados há investidores nacionais da hotelaria, como o Pestana e as Pousadas de Portugal, mas também grupos internacionais de outras áreas, revela o Diário de Notícias.
Os projetos têm obrigatoriamente de passar pela reabilitação dos edifícios e pela abertura dos espaços ao público. Cada concessão vale 5 milhões de euros.
O Jornal de Negócios revela ainda que quem investir no interior vai ter um bónus, um prémio de desempenho que pode chegar aos 20% do valor financiado pelo Turismo de Portugal.
O Forte de Peniche não faz mesmo parte dos 30 edifícios que o Estado vai entregar aos privados. A antiga prisão da PIDE estava na lista inicial, mas a forte contestação levou o Governo a recuar.
.