O índice de preços na produção industrial em Julho cresceu 0,5 por cento na Zona Euro face a Junho e menos uma décima na União Europeia (UE) a 27, revelou hoje o Eurostat.
Corpo do artigo
Em Portugal, o índice de preços no sector aumentou 0,2 por cento em Julho em comparação com o mês anterior, depois de dois meses de ligeira contracção, de acordo com os dados do gabinete de estatística europeu.
Os preços na produção industrial, em termos homólogos face a 2010, aumentaram 6,1 por cento na Zona Euro e sete por cento na UE a 27, estando Portugal abaixo dessa média, com um aumento de 5,7 por cento em Julho deste ano face ao mesmo mês do ano passado.
Em termos de variação em cadeia, os preços na produção industrial, fora o sector energético, subiram 0,1 por cento em Julho na Zona Euro e na UE a 27, enquanto em relação à energia se sentiram aumentos de 1,5 e de 1,3 por cento, respectivamente.
Os bens não duradouros registaram aumentos de 0,2 na Zona Euro e na UE em geral em Julho face a Junho, enquanto os intermédios subiram em 0,2 por cento apenas na Zona Euro e 0,1 nos 27, ao mesmo tempo que os bens de consumo duradouros estabilizaram na região da moeda única e sofreram aumentos de 0,3 por cento na UE.
Os maiores aumentos, no que diz respeito à variação mensal, deram-se no Chipre com dois por cento, na Lituânia com 1,4 por cento e na Hungria nos 1,2 por cento, enquanto a maior diminuição se verificou na Dinamarca, com uma descida de 0,8 por cento.
Quando comparados com Julho de 2010, os preços na produção industrial, excepto o sector energético, sentiram um aumento de 4,1 por cento na zona euro e de 4,3 na UE, quando na energia os preços registaram subidas de 11,9 e de 13,8 por cento, respectivamente.