O aumento do preço do pão parece ser inevitável mas o presidente da Associação dos Industriais da Panificação do Norte diz na TSF que os aumentos não são para já.
É prematuro dizer que o preço do pão vai aumentar em setembro. A notícia está hoje nas páginas do jornal Correio da Manhã mas o presidente da Associação dos Industriais da Panificação do Norte, António Fontes, ouvido pela TSF, diz que o aumento não será para já.
«Essa realmente não é a minha posição, no entanto estimo que isso não seja de todo relegado para outros períodos que possam eventualmente contrariar o momento que se vive. As empresas neste momento estão descapitalizadas quer nas suas produções, quer nas suas economias. Muitas delas não têm dinheiro para comprar matérias primas», referiu.
Esta é de resto uma medida que divide os panificadores. Nem todos os industriais concordam com o aumento do preço do pão dada a previsível redução do consumo.
Ainda assim, António Fontes refere também que para muitos panificadores o aumento do preço é a única alternativa atendendo aos custos de produção.
«As farinhas e os trigos já estão a subir em flecha, assim como os custos de produção que lhe estão associados, que aumentaram consideravelmente. Portanto, acredito que este último aumento do gás e da eletricidade contribua para dar uma machadada final em muitas empresas que não têm suporte económico para manter as suas produções», avisou.