A inflação anual na Zona Euro subiu para os 2,8 por cento, contra os 2,7 por cento em Março, anunciou esta segunda-feira o Eurostat.
Corpo do artigo
Os valores divulgados hoje confirmam a estimativa rápida do gabinete de estatísticas da União Europeia, divulgada a 29 de Abril.
Na União Europeia (UE) a 27, a taxa de inflação homóloga situou-se nos 3,2 por cento em Abril, acima dos 3,1 por cento de Março.
Em Abril, as taxas de inflação homólogas mais baixas foram observadas na Irlanda (1,5 por cento), na República Checa (1,6 por cento) e na Suécia (1,8 por cento).
Já a Roménia (8,4 por cento), a Estónia (5,4 por cento) e a Lituânia e a Hungria (4,4 por cento) registaram as taxas de inflação mais elevadas.
Em Portugal, a taxa de inflação em Portugal situou-se nos quatro por cento.
A impulsionar a inflação na Zona Euro estiveram os sectores dos transportes (5,9 por cento), da habitação (cinco por cento), do álcool e tabaco (3,4 por cento), de acordo com o Eurostat.
A inflação volta a situar-se acima do limite dos dois por cento estabelecidos pelo Banco Central Europeu (BCE), que tem como principal desígnio a manutenção da taxa num nível próximo de dois por cento.
Esta subida poderá também indiciar uma nova subida da taxa de juro do BCE, actualmente em 1,25 por cento.