
A taxa de inflação anual da zona euro recuou ligeiramente em abril, para os 2,6 por cento, uma décima abaixo do valor de março, segundo uma estimativa hoje divulgada pelo Eurostat.
Corpo do artigo
Esta é apenas a chamada «estimativa rápida» do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, que só em meados de maio (dia 16) divulgará os dados finais da taxa de inflação do mês de abril para cada Estado-membro e para o conjunto da zona euro e da UE.
Em março, a taxa de inflação anual na zona euro foi de 2,7 por cento, idêntica à de fevereiro, enquanto em Portugal se fixou nos 3,1 por cento, o que constituiu um recuo de meio ponto percentual relativamente ao mês de fevereiro (3,6 por cento).
Portugal apresentava em março a quinta taxa de inflação mais elevada da zona euro, mas a décima da União, cuja taxa se manteve estável em março nos 2,9 por cento.
A taxa anual mede a variação dos preços entre o mês atual e o mesmo mês do ano anterior e avalia áreas como transportes, telecomunicações, educação e comércio.