Inquérito BES: Carlos Tavares insiste que é o Novo Banco que tem de pagar o papel comercial aos lesados do BES
O presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários recusa-se a falar num conflito ou um braço de ferro sobre isto com o Governador do Banco de Portugal. Mais importante é encontrar uma solução rápida para pagar às pessoas, disse Carlos Tavares no parlamento.
Corpo do artigo
Não é apenas uma questão de coerência e por isso repete o que já disse na primeira vez que esteve na comissão parlamento de inquérito ao GES e ao BES.
Para Carlos Tavares, esta posição está profundamente escudada em termos jurídicos. A responsabilidade do reembolso deste papel comercial é do BES e o Presidente da CMVM deixou um alerta. Quanto mais tempo passa, maiores são os riscos sistémicos.
Carlos Tavares recusa-se a falar num conflito ou um braço de ferro entre a CMVM e o Banco de Portugal. Mais importante, diz, é encontrar uma solução rápida para pagar às pessoas lesadas.
O presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários acrescentou que não há ilegalidade em transferir as obrigações de reembolso do papel comercial para o Novo Banco. É mais do que apenas uma questão moral.