Inquérito/BES: Portas esclarece encontro com Ricardo Salgado quando for à comissão
O vice-primeiro-ministro vai responder a perguntas relativas ao encontro com o ex-presidente do BES Ricardo Salgado quando for ouvido na comissão parlamentar de inquérito, disse hoje à Lusa fonte do gabinete de Paulo Portas.
Corpo do artigo
Numa carta endereçada à comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES, o antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado disse que se reuniu com Paulo Portas a 20 de maio de 2014 e por duas vezes com o Presidente da República para alertar Cavaco Silva sobre os «riscos sistémicos» envolvendo o Grupo Espírito Santo (GES) e o BES.
A fonte do gabinete de Paulo Portas recorda que está previsto, desde o primeiro dia, que o vice-primeiro-ministro seja ouvido na comissão de inquérito, afirmando que «só por 'amnésia' alguém pode ignorar esse facto».
Será nessa ocasião, segundo a fonte, que Paulo Portas responderá «a todas as perguntas» porque «é o local em que está a ser feito o inquérito».
A mesma fonte recorda que «é sabido há muito tempo que o BES pretendeu apoio do sistema financeiro público português, solicitação a que o Governo entendeu não dar provimento».
Na carta à comissão parlamentar de inquérito e a que a agência Lusa teve acesso, Ricardo Salgado detalha os encontros tidos com responsáveis políticos em 2014.