O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou hoje o dia 15 de maio como data limite para que os interessados na privatização da TAP entreguem as respetivas propostas para a aquisição da transportadora aérea nacional.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito no parlamento durante uma interpelação ao Governo por parte do Bloco de Esquerda sobre a destruição da oferta pública de transportes.
«15 de maio marca a data para a entrega de propostas [para a aquisição da TAP]», disse Sérgio Monteiro, acrescentando que está disponível, a partir de hoje, o portal virtual acessível a todos os potenciais interessados na TAP, numa lógica «concorrencial e de transparência».
O secretário de Estado dos Transportes reafirmou que o processo de privatização da companhia aérea nacional está a ser feito em nome «do futuro da TAP e dos seus trabalhadores».
«Nós (...) temos a experiência no processo anterior da TAP, que, o caderno de encargos exigente deu origem a uma decisão de não privatizar, e o mesmo eventualmente acontecerá agora se os termos do caderno de encargos não forem cumpridos», sublinhou o Secretário de Estado.
O governante confirmou ainda aos deputados que hoje «foi aberta a plataforma digital de carregamento dos documentos para o processo de privatização da TAP, como está já publicado em Diário da República o despacho que marca a data de entrega de propostas vinculativas: e essa data é 15 de maio».
Sérgio Monteiro explicou o que, na prática, representa esta nova fase, a qual demonstra o claro objetivo deste Governo em avançar com o processo de privatização da TAP.
«Isto é, até 15 de maio, os concorrentes têm a possibilidade de aceder eletronicamente aos documentos, numa lógica de concorrência e de transparência, porque todos os documentos estão acessíveis a todos os concorrentes. E têm até 15 de maio para apresentar a sua proposta. Isto significa que queremos dar rumo, futuro e asas à TAP para voar», sustentou Sérgio Monteiro.